Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos de Zoologia II fazem saída a campo para estudos


Alunos da disciplina de Zoologia II, do curso de Ciências Biológicas da Facos, realizaram uma saída a campo no dia 02 de junho, nos municípios de Tramandaí e Imbé, para o estudo da fauna ocorrente à beira-mar, em ambientes distintos. A professora Thais Castro foi a responsável pelo acompanhamento dos alunos.
Na beira-mar de Tramandaí, o grupo pode estudar a fauna dos ambientes de dunas, da zona entre-marés e de substrato rochoso, associada aos pilares da plataforma de pesca. A turma também constatou a influência antrópica nesses ambientes, mais especialmente nas dunas, onde foi verificado muito lixo, como garrafas de espumante e plásticos variados. Ainda assim, a fauna nativa sobrevive nesses locais. Muitas corujas e tocas de tuco-tuco foram verificadas nas dunas, por exemplo. No Horto florestal do Litoral Norte, também localizado em Tramandaí, os acadêmicos percorreram uma trilha sob a orientação do biólogo Fabiano Minossi.
Já em Imbé, visitaram o CERAM - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - e o Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/UFRGS. Monitores e funcionários do CECLIMAR também guiaram a turma em uma trilha à beira da laguna de Tramandaí.
O trabalho visou oportunizar aos acadêmicos uma experiência de leitura e reflexão sobre os ecossistemas de restinga, assim como instigar os alunos sobre a necessidade de conservação desses ecossistemas. Além disso, proporciona o conhecimento de espécies importantes para a conservação da biodiversidade do Litoral Norte do RS in situ e os ecossistemas onde ocorrem, oportunizando uma integração positiva entre o grupo de alunos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário