Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desastre ambiental no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Na última quinta-feira (26 de janeiro) ocorreu o vazamento de cerca de 1,2 mil litros de petróleo na monoboia 602 da Transpetro, localizada a 6 Km de distância da orla da praia de Tramandaí, produzindo um grande impacto ambiental, social e econômico no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.







O crédito das imagens acima é do fotógrafo Lauro Alves

Fica o convite para que a sociedade participe cada vez mais, de maneira democrática e qualificada, nos processos de discussão sobre o atual modelo de desenvolvimento, buscando fortalecer estratégias de sustentabilidade socioambiental.

Vamos ficar atentos aos investimentos que serão alocados para compensar os danos produzidos pelo derrame de petróleo. A multa a ser aplicada a Transpetro pode chegar a 50 milhões de Reais.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Encontro da REASul no II Tecendo Redes de Saberes e Cooperação

Nos dias 27 e 28 de janeiro ocorrerá o II Tecendo Redes de Saberes e Cooperação, evento que integra a programação do Fórum Social Temático (24 a 29 de janeiro). Ver post de 27 de dezembro aqui
Durante o II Tecendo Redes haverá o encontro da REASul (9h as 12h), no qual será feito uma avaliação do atual cenário da Educação Ambiental no contexto nacional e regional, assim como se buscará estabelecer uma agenda de prioridades para o ano de 2012.
A promoção desse encontro é uma parceria entre a FACOS e a ONG Maricá.
A FACOS é elo da REASul desde o final do 1º semestre de 2011. 

Mostra Fotográfica “Belezas Naturais de Osório” em exposição no Litoral Norte do RS

O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos - CECLIMAR (Imbé – RS), a Casa de Governo e a Unidade de Saneamento da CORSAN (Capão da Canoa - RS) estão expondo simultaneamente as imagens da Mostra Fotográfica “Belezas Naturais de Osório”.
A Mostra é resultado do registro fotográfico feito em saídas a campo, por acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS.
A exposição faz parte da programação do Verão em Rede 2012 e pode ser conferida até o dia 26 de fevereiro de 2012 nos locais e horários relacionados abaixo.

CECLIMAR – Av. Tramandaí, 976 (Imbé – RS)
Horário: de terça a domingo das 15h ás 19h.

Casa de Governo de Capão da Canoa - Avenida Beira Mar, s/nº
Horário: de segunda a sexta das 8h ás 17h.

Unidade de Saneamento da CORSAN de Capão da Canoa - - Av. Paraguassu n.º 2727
Horário: Horário: de segunda a sexta das 8h ás 17h.

Após esse período, as imagens retornam para a FACOS e ficam expostas no andar térreo do pavilhão principal, podendo ser visitadas das 7:30h ás 22:50h. A FACOS fica na Rua 24 de Maio, 141 Centro - Osório/RS

Abaixo imagens da exposição no CECLIMAR:






Projeto Recicle Idéias participa da II Feira da Sustentabilidade de Osório

Sol, mar e sustentabilidade marcaram o último sábado (21 de janeiro) na praia de Atlântida Sul. Na oportunidade, o curso de Ciências Biológicas da FACOS apresentou o Projeto Recicle Ideias, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a construção de hábitos que fortaleçam a sustentabilidade socioambiental. Estiveram presentes na atividade o professor Igor Velho e as acadêmicas Bianca Munari, Carolina Dalsotto e Silvana Gesing.



quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

2ª Feira de Sustentabilidade ocorre neste sábado em Atlântida Sul

Promover ações ambientais que podem ser desenvolvidas para melhoria de vida da população é o objetivo da 2ª Feira de Sustentabilidade, que ocorre neste sábado, dia 21, das 10h às 21h no Barbante, localizado na avenida Beira-Mar e no Núcleo de Atividades Complementares – Nuac da Escola José Paulo da Silva, na avenida Paraguassú, n° 576, em Atlântida Sul.
No evento, que é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, 15 standes estarão expondo projetos desempenhados por entidades e instituições de educação do município e da região. Também serão realizadas, no local, oficinas de confecção de pufes com garrafas pets e de fabricação de sabão líquido, sabonete e amaciante a partir do óleo de cozinha.
Os moradores e veranistas ainda poderão conferir um Sarau Literário com músicos de Porto Alegre, a partir das 18h. A abertura oficial do evento ocorrerá às 14h, reunindo autoridades municipais, participantes da feira e público em geral.

Texto: Anelise Durlo

A FACOS apresentará na Feira o Projeto Recicle Idéias.