Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Acadêmicos da Biologia fazem estudo de ecologia no Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

No dia 07 de novembro, os acadêmicos da disciplina de Ecologia do curso de Ciências Biológicas da FACOS, fizeram uma visita orientada ao Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (Viamão/RS).
Na oportunidade os acadêmicos realizaram um estudo in loco sobre as principais características ecológicas dos ambientes de Mata de Restinga Arenosa, Mata de Restinga Paludosa, Campos Sujos, Campos Limpos e Banhado.
No primeiro momento da manhã os acadêmicos foram recebidos pelo Gestor da Unidade, o biólogo André Osório, que fez uma explanação sobre o histórico do Refúgio, suas características e principais conflitos de uso do território. Na sequência o grupo fez uma caminhada orientada pelos diferentes ambientes que compõem o Refúgio.
Segundo o biólogo Igor Velho, professor da disciplina de Ecologia, a área visitada possui grande relevância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos da região, “durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de visualizar nos diferentes ambientes do Refúgio, os processos ecológicos que são estudados na disciplina de Ecologia, contribuindo assim para a fixação desses conhecimentos e para a conscientização da necessidade da conservação dos mesmos”.

O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, categoria essa que permite, mediante autorização, atividades de Pesquisa e de Educação Ambiental. Cabe lembrar que esse Refúgio é o único local do Rio Grande do Sul com ocorrência do Cervo do Pantanal, o maior cervídeo da América do Sul, que atualmente encontra-se na lista dos animais ameaçados de extinção.



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário