Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Simulação de coleta é realizada em Maquiné por acadêmicos da Biologia

Turmas de Zoologia de campo, do curso de Ciências Biológicas, e Ecologia, do curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, estiveram em trabalho de campo na Barra do Ouro, Maquiné/RS, dia 29. Os alunos simularam técnicas de coleta em pontos do Rio Maquiné e em trilha de Mata Atlântica, além de visualizarem in loco as características ecológicas da Floresta Ombrófila Densa Submontana.

Na oportunidade foram visitadas as áreas de influência aluvial e áreas adjacentes. O trabalho oportunizou aos acadêmicos uma experiência de leitura e reflexão sobre os ecossistemas em um contexto sócio-ambiental diversificado do sul da Mata Atlântica.

Os alunos puderam conhecer de perto o ameaçado bioma de Mata Atlântica strictu sensu e compreender a sua importância no contexto da conservação da biodiversidade mundial. A partir de estudos e observações de campo, os estudantes produzem relatórios sobre as características ecológicas dessa formação florestal e as técnicas de coleta e principais grupos faunísticos presentes no local.

De acordo com a professora Thais Castro, a experiência de atividades de campo para os graduandos e pós-graduandos é fundamental para a formação de profissionais com habilidades de elaborar sínteses teórico-práticas. O que serão mais relevantes para a sociedade a medida que integrem os diversos aspectos e conhecimentos das questões biológicas, ecológicas e ambientais em um contexto real de demandas sociais. Especialmente em áreas protegidas como Maquiné/RS, reconhecida como reserva da biosfera pela UNESCO.
Postado em 3 de novembro de 2016



segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Parque Estadual de Itapeva é estudado por curso de Ciências Biológicas

Curso de ciências biológicas esteve em trabalho de campo no Parque estadual de Itapeva (PEVA), Torres/RS, nos dias 12 e 13 de novembro. Os alunos da disciplina zoologia de campo, acompanhados por cinco monitores aprenderam sobre ecossistemas costeiros e a fauna silvestre da planície costeira do Litoral Norte. No local, a turma foi recebida pela equipe do Parque estadual de Itapeva/SEMA – secretaria estadual do meio ambiente.

A turma, acompanhada pela coordenadora do curso, a professora Thais Castro visitou variados ambientes, percorrendo a trilha do Morro de Itapeva, as dunas interiores móveis, praia com substrato rochoso, dunas frontais, banhados, mata arenosa e mata paludosa. O trabalho visou oportunizar aos acadêmicos experiências práticas de campo em uma unidade de conservação estadual de proteção integral, buscando compreender a sua importância no contexto da conservação da biodiversidade.

Postado em 21 de novembro de 2016






sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Vestibular de verão segue com inscrições abertas

Ótima oportunidade de formação para atuação profissional!!!


A Facos torna-se Centro Universitário UNICNEC!

A notícia aguardada por anos chegou nesta manhã, somos Centro Universitário!
A Facos torna-se Centro Universitário UNICNEC!
Parabéns ao corpo docente, administrativo e acadêmicos da instituição que por anos buscou essa conquista.
*Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União.