Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Acadêmicos do curso de ciências biológicas da FACOS realizam saída de campo para o parque estadual de Itapeva, Torres/RS

Nos dias 21 e 22 de novembro, os acadêmicos da disciplina de Zoologia de Campo do curso de Ciências Biológicas da FACOS, realizaram uma saída a campo para o Parque Estadual de Itapeva, Torres/RS.
O Parque Estadual de Itapeva (Peva) protege um dos últimos remanescente de Mata Atlântica de restinga do litoral norte do Rio Grande do Sul e, ocupando uma área de mil hectares, foi criado em 2002.
Sua criação teve por objetivo conservar os recursos naturais existentes na formação Mata Atlântica do Rio Grande do Sul, incluindo espécies da fauna e flora silvestres dos ecossistemas de dunas, banhados, mata paludosa e mata de restinga.
A saída teve como objetivo oportunizar os acadêmicos a visualizar os diferentes ambientes, os processos ecológicos e geológicos, a fauna e a flora local bem como aplicar as metodologias de coleta estudadas na disciplina, o que contribui sobremaneira para a fixação e a prática dos conhecimentos previamente estudados e sua respectiva importância frente ao meio ambiente.
No sábado pela manhã os acadêmicos visitaram o ambiente de praia e dunas frontais na Praia da Cal, e a tarde realizaram a Trilha do Morro de Itapeva com um diagnóstico inicial do PEVA e a colocação de iscas e armadilhas de queda e pegadas. Na Beira-mar pode-se observar o substrato rochoso e por fim foi realizada a Trilha das dunas frontais.
No domingo os acadêmicos realizaram a Trilha pela estrada em frente as dunas interiores, com a observação de lagos temporários e finalizaram a visita com a realização da trilha para a Mata Paludosa com observações visuais direta.

O Parque é uma Unidade de Conservação de Uso Integral o qual visa proteger ecossistemas e espécies da fauna e da flora raros e sob ameaça. Além disso, deve incentivar e promover atividades de pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico, atividades estas que o curso de Ciências Biológicas da FACOS realiza a alguns anos, tendo sempre como base os estudos aprofundados do meio ambiente e sua preservação.




segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Acadêmicos de Biologia da FACOS fazem estudo de Biologia da Conservação no Parque Nacional dos Aparados da Serra

Os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Cenecista de Osório – FACOS realizaram no dia 15 de novembro, uma saída de estudos em Cambará do Sul, no Parque Nacional dos Aparados da Serra.
A saída faz parte das atividades da disciplina de Biologia da Conservação da Natureza, tendo como objetivo auxiliar os educandos na compreensão de como se estrutura e funciona uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Além de contribuir para a construção de conhecimentos específicos relacionados à Biologia da Conservação e ao Ensino de Ciências e Biologia, a saída a campo é uma oportunidade para os educandos exercitarem o trabalho em equipe.











quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Acadêmicos da Biologia fazem estudo de ecologia no Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos

No dia 07 de novembro, os acadêmicos da disciplina de Ecologia do curso de Ciências Biológicas da FACOS, fizeram uma visita orientada ao Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (Viamão/RS).
Na oportunidade os acadêmicos realizaram um estudo in loco sobre as principais características ecológicas dos ambientes de Mata de Restinga Arenosa, Mata de Restinga Paludosa, Campos Sujos, Campos Limpos e Banhado.
No primeiro momento da manhã os acadêmicos foram recebidos pelo Gestor da Unidade, o biólogo André Osório, que fez uma explanação sobre o histórico do Refúgio, suas características e principais conflitos de uso do território. Na sequência o grupo fez uma caminhada orientada pelos diferentes ambientes que compõem o Refúgio.
Segundo o biólogo Igor Velho, professor da disciplina de Ecologia, a área visitada possui grande relevância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos da região, “durante a visita os acadêmicos tiveram a oportunidade de visualizar nos diferentes ambientes do Refúgio, os processos ecológicos que são estudados na disciplina de Ecologia, contribuindo assim para a fixação desses conhecimentos e para a conscientização da necessidade da conservação dos mesmos”.

O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, categoria essa que permite, mediante autorização, atividades de Pesquisa e de Educação Ambiental. Cabe lembrar que esse Refúgio é o único local do Rio Grande do Sul com ocorrência do Cervo do Pantanal, o maior cervídeo da América do Sul, que atualmente encontra-se na lista dos animais ameaçados de extinção.