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Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
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quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Biologia da FACOS faz estudo de campo no Parque Nacional dos Aparados da Serra/RS


No dia 17 de novembro, a disciplina de Biologia da Conservação da Natureza, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACOS, realizou uma saída a campo no Parque Nacional dos Aparados da Serra. O objetivo da saída foi realizar um estudo sobre a organização de uma Unidade de Conservação (Parque Nacional) demonstrando na prática uma estratégia de Conservação da Natureza.
Na oportunidade o grupo foi recebido pelo Deonir G Zimmermann, Gestor da Unidade e Analista Ambiental do ICMBio, que apresentou as prioridades e as dificuldades para implementar o Plano de Manejo do Parque. Para realizar o estudo in loco da Unidade foram realizadas trilhas ao longo da borda do cânion do Itaimbezinho, no qual pode-se observar uma ampla variedade de ambientes, entre eles: Campos Rupestres, Campos Herbáceos e Arbustivos Secos, Campos Herbáceos e Arbustivos Turfosos, Floresta Ombrófila Densa Sub-Montana, Montana e Alto-Montana, Floresta Ombrófila Mista, Mata Nebular. O professor Igor Velho, responsável pela saída, conclui que a atividade desenvolvida contribui para a formação profissional e cidadã do acadêmico da FACOS, que ingressará no mercado de trabalho consciente da necessidade de atuar na formação de cidadãos com responsabilidade socioambiental.























FACOS e FADERS realizam o I Encontro de Educação Ambiental e Educação Inclusiva


Uma parceria entre o Curso de Ciências Biológicas da FACOS e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PPDs e PPAHs, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, viabilizou a realização do I Encontro de Educação Ambiental e Educação Inclusiva: contribuições para a sustentabilidade socioambiental.
O encontro foi planejado a partir da demanda pela formação de educadores com competência para atuar no ensino formal e não formal, em sintonia com as políticas públicas de educação, em especial a de Educação Ambiental e de Educação Inclusiva. Foi também uma oportunidade de reflexão para os futuros profissionais da saúde, que cada vez mais são percebidos como importantes atores no processo de sensibilização dos sujeitos para os processos de saúde ambiental.
A abertura do encontro contou com uma apresentação artística do grupo de capoeira do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS de Tramandaí, que dramatizou o canto “Puxada de Rede”. A apresentação buscou sensibilizar o público presente para as questões ambientais e da inclusão a partir de um retrato da atual realidade socioambiental em que vive o pescador artesanal da nossa região. A coordenação desse grupo de capoeira é feita pelo acadêmico Leandro Miranda, do curso de Educação Física da FACOS.
Após a apresentação, foi organizada uma Mesa Redonda, que contou com a participação dos debatedores profª. Simone Custório (assessora do Espaço da Diversidade na Secretaria de Educação de Cachoeirinha-RS), prof. Daniel Araújo (educador e Gestor Ambiental na Maia Meio Ambiente, SENAC-RS e Escolas Monteiro Lobato), prof. Jorge Amaro (assessor da FADERS) e profª. Giovana Goularte (coordenadora do Núcleo de Atendimento Discente – NADi, da FACOS). O debate teve mediação do prof. Igor Velho, também da FACOS.
Acadêmicos e professores dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Matemática, Educação Física, Computação e Enfermagem também estiveram presentes.