Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Acadêmicos da Biologia realizam saída a campo no Parque estadual de Itapuã


No dia 15/09, a Professora Thais Castro, acompanhada dos alunos da disciplina Biogeografia, esteve em trabalho de campo no Parque Estadual de Itapuã (PEI). Os objetivos da saída foram reconhecer e identificar os diferentes tipos vegetacionais ocorrentes no PEI e sua fauna associada, além de entender os conceitos teóricos na prática, relacionados à biodiversidade, fitogeografia, e conservação de áreas prioritárias. O grupo pôde perceber o excelente estado de conservação dos ecossistemas ocorrentes no local, além da organização do Parque, com trilhas estruturadas e guias experientes. Além disso, ficaram admirados com a beleza cênica do Parque, localizado a poucos quilômetros de Porto Alegre, e abrigando populações de espécies ameaçadas de extinção, como o Bugio ruivo (Alouatta fusca clamitans). “Foi a primeira saída a campo da Biologia para esta unidade de conservação. Após anos sem visitar o Parque, pude constatar o quanto está bem conservado; assim, pretendo retornar ao PEI em outros semestres. Nós conseguimos ouvir o ronco dos bugios, bem próximos à nós, uma experiência única”, relatou a Professora Thais Castro.



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Biologia da FACOS participa da abertura da Semana da Cidadania com Distribuição de Mudas de Árvores Nativas do Rio Grande do Sul


Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da CNEC-FACOS distribuíram mudas de árvores nativas do Rio Grande do Sul para a comunidade de Osório, marcando o início da Semana da Cidadania. Na oportunidade a comunidade foi orientada sobre os cuidados necessários para o plantio e manejo das árvores doadas. A atividade recebeu o apoio do Horto Florestal do Litoral Norte do Rio Grande do Sul que produziu e disponibilizou as referidas mudas. A atividade ocorreu no dia 01 de setembro no largo do Estudante de Osório em conjunto com outras ações propostas pelos demais cursos de Graduação e Ensino Técnico da CNEC-Osório.