Boas Vindas!

Sejam bem vindos ao Jornal Socioambiental da Biologia FACOS!!!
Este espaço esta aberto a divulgação e debate de informações pertinentes aos acadêmicos do curso de Biologia da FACOS e demais interessados na temática socioambiental.
As melhores energias!!!


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Acadêmicos da Biologia realizam estudo de campo em Ecologia


No dia 17 de junho de 2012, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da FACOS, realizaram uma saída a campo no município de Osório, com a finalidade de fazer um estudo das principais características ecológicas dos ecossistemas presentes na região. Na oportunidade foi visitada uma área florestal típica de uma zona de transição entre a Floresta Estacional Semidecidual e a Floresta Ombrófila Densa. Ao longo da saída foram trabalhados os conteúdos teóricos relacionados aos princípios e funcionamento de sistemas ecológicos, com destaque ao fluxo de matéria e energia, ciclos biogeoquímicos, estratégias de sobrevivência e interferência humana. Para o professor da disciplina, Igor Velho, a saída a campo favorece a compreensão dos conteúdos teóricos, assim como apresenta novas possibilidades de pensar o processo de ensino-aprendizado, questão de grande relevância para a formação de educadores.










Biólogos entregam livro que conta 30 anos de sua história no dia 12/6, no Santander Cultural


O Conselho Regional de Biologia 3ª Região (CRBio-03 – RS/SC) realiza em 12 de junho de 2012, às 19h, no Moeda Bar e Restaurante, rua Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, a entrega do livro “Sistema CFBio/CRBios - 30 Anos - História e Memórias”.
Serão homenageados com a entrega da obra autoridades do Executivo Estadual e Municipal, Legislativo Estadual e Municipal, entidades, faculdades do RS e SC e, principalmente, os profissionais e ex-presidentes do CRBio-03 que contribuíram e auxiliaram a contar a história dos 30 anos da biologia no Brasil.
Conforme a presidente do CRBio-03, Clarice Luz, a obra já estava em tempo de ser publicada para que se pudesse reunir todos os fatos, eventos, depoimentos e relatos de tantos profissionais que lutaram e lutam pelos interesses dos biólogos e da profissão no país. “Esta é uma obra histórica, rica, emocionante e muito importante para todos os profissionais, pois conta esta trajetória construída por muitas mãos aos longos destes 30 anos da biologia no Brasil”, assinala.
Por Gelcira Teles
Ver matéria completa aqui


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Biologia da FACOS faz estudo de campo no Parque Nacional dos Aparados da Serra/RS


No dia 10 de junho, a disciplina de Biologia da Conservação da Natureza, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FACOS, realizou uma saída a campo no Parque Nacional dos Aparados da Serra. O objetivo da saída foi realizar um estudo sobre a organização de uma Unidade de Conservação (Parque Nacional) demonstrando na prática uma estratégia de Conservação da Natureza. Na oportunidade o grupo foi recebido pelo biólogo Anivaldo Libério, Analista Ambiental do ICMBio, que apresentou as prioridades e as dificuldades para implementar o Plano de Manejo do Parque. Para realizar o estudo in loco da Unidade foram realizadas trilhas ao longo da borda do cânion do Itaimbezinho, no qual pode-se observar uma ampla variedade de ambientes, entre eles: campos limpos, campos sujos, floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, mata nebular e banhados com turfeiras. O professor Igor Velho, responsável pela saída, conclui que a atividade desenvolvida contribui para a formação profissional e cidadã do acadêmico da FACOS, que ingressará no mercado de trabalho consciente da necessidade de atuar na formação de cidadãos com responsabilidade socioambiental.









FACOS sedia o III Circuito Tela Verde


No dia 06 de junho foi realizada na FACOS a apresentação do III Circuito Tela Verde. A atividade marcou o encerramento da Semana Municipal do Meio Ambiente de Osório-RS. Uma seleção de curta metragem na temática ambiental foi apresentado e comentado pelo prof. Igor Velho do curso de Ciências Biológicas da FACOS. O Circuito é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente que fomenta a produção e divulgação de material áudio visual na temática ambiental.



terça-feira, 12 de junho de 2012

Alunos de Zoologia II fazem saída a campo para estudos


Alunos da disciplina de Zoologia II, do curso de Ciências Biológicas da Facos, realizaram uma saída a campo no dia 02 de junho, nos municípios de Tramandaí e Imbé, para o estudo da fauna ocorrente à beira-mar, em ambientes distintos. A professora Thais Castro foi a responsável pelo acompanhamento dos alunos.
Na beira-mar de Tramandaí, o grupo pode estudar a fauna dos ambientes de dunas, da zona entre-marés e de substrato rochoso, associada aos pilares da plataforma de pesca. A turma também constatou a influência antrópica nesses ambientes, mais especialmente nas dunas, onde foi verificado muito lixo, como garrafas de espumante e plásticos variados. Ainda assim, a fauna nativa sobrevive nesses locais. Muitas corujas e tocas de tuco-tuco foram verificadas nas dunas, por exemplo. No Horto florestal do Litoral Norte, também localizado em Tramandaí, os acadêmicos percorreram uma trilha sob a orientação do biólogo Fabiano Minossi.
Já em Imbé, visitaram o CERAM - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos - e o Museu de Ciências Naturais do CECLIMAR/UFRGS. Monitores e funcionários do CECLIMAR também guiaram a turma em uma trilha à beira da laguna de Tramandaí.
O trabalho visou oportunizar aos acadêmicos uma experiência de leitura e reflexão sobre os ecossistemas de restinga, assim como instigar os alunos sobre a necessidade de conservação desses ecossistemas. Além disso, proporciona o conhecimento de espécies importantes para a conservação da biodiversidade do Litoral Norte do RS in situ e os ecossistemas onde ocorrem, oportunizando uma integração positiva entre o grupo de alunos.




sexta-feira, 8 de junho de 2012

Professor da FACOS palestra na Semana do Meio Ambiente de Imbé -RS


Na manha do dia 06 de junho, estiveram reunidas cerca de 100 crianças e adolescentes de escolas municipais de Imbé para mais uma atividade da semana do Meio Ambiente. Na oportunidade professor Igor Velho, do curso de Ciências Biológicas da FACOS, desenvolveu uma dinâmica através de vídeos e imagens, na qual foi evidenciada a importância da ação de cada sujeito para a conservação da natureza e justiça social, questões que estão relacionadas à nossa qualidade de vida.



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Facos sedia seminário na Semana do Meio Ambiente


Hoje (04/06) à noite, a partir das 19h30min, será realizado na Facos o seminário “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável: debates, ideias e experiências a partir do litoral norte gaúcho”. Esta atividade é parte integrante da VIII Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura Municipal de Osório.
Duas palestras estão previstas para este seminário. A primeira abordará o tema “A flora nativa do Litoral do RS”, com o Dr. Paulo Brack, da UFRGS. A segunda palestra fica a cargo de Dilton de Castro, da Associação Nascente Maquiné – ANAMA, com a temática "Ações preventivas e recuperadoras frente as mudanças climáticas no litoral gaúcho".
No dia 06 de junho, será realizada uma apresentação e debate sobre os vídeos do III Circuito Tela Verde, que terá a apresentação do professor do curso de Ciências Biológicas da Facos, Me. Igor Velho de Souza. Esta atividade também será realizada no Auditório Felipe Tiago Gomes, a partir 19h15min.

domingo, 3 de junho de 2012

Aula inaugural da Biologia da FACOS


Na última quinta-feira (26/04) aconteceu a aula inaugural do curso de Ciências Biológicas da Facos, com a presença do palestrante Doutorando Charles Ferreira.
Ferreira apresentou aos alunos do curso os resultados de sua tese intitulada “DoHAD – Origens desenvolvimentistas da saúde e da doença”.
A coordenadora do curso, Profª Thais Castro, tratou de assuntos gerais do curso, como eventos 2012 - palestras, seminários, III Mostra Integrada de Iniciação Científica, projetos em desenvolvimento e parcerias com outras instituições.
O evento também foi marcado pela apresentação da nova equipe do Diretório Acadêmico da Biologia – DABIO Facos 2012.